Conheça os benefícios da babosa: saiba como usar a planta no cabelo e na pele

em segunda-feira, 1 de julho de 2019

A babosa é uma planta, também conhecida como Aloe Vera, nada mais é que um tipo de suculenta do gênero Aloe. Ela é natural de lugares que possuem um clima mais tropical e já vem sendo usada com fins medicinais há séculos, além de ser uma planta querida para fins decorativos, por ser fácil de cuidar e crescer até mesmo em vasos dentro de casa.

Atualmente a planta pode ser encontrada em várias lojas de produtos naturais e até mesmo em feiras livres. Sabendo dos benefícios da planta, muitas marcas já utilizam a babosa na composição de fórmulas de máscaras para ele, cremes, shampoos e condicionadores. 

Conheça os benefícios da babosa: saiba como usar a planta no cabelo e na pele

Como usar babosa no cabelo


Para o cabelo a planta pode trazer inúmeros benefícios já comprovados ao longo dos anos, dentre eles estão:

1. Tratamento de queda de cabelo


A babosa é uma planta eficiente na produção de colágeno, que consequentemente age de forma a ajudar com que os fios de cabelo fiquem fixos no couro cabelo. Não obstante, a planta possui inúmeros minerais e água que estimulam o fortalecimento do fio, deixando-o muito mais forte.

Mode de usar: lave o cabelo para tirar todas as impurezas e sujeira do dia. Após isso, junto 2 colheres (de sopa) com o gel da babosa e aplique sobre todo o cabelo. Caso queira que o cabelo fique mais hidratado e o uso seja mais eficiente, você pode somar as duas colheres do gel da babosa com 2 colheres de óleo de coco, misture bem e aplique nas mechas ainda úmidas. Feito isso é só aguardar de 10 a 15 minutos e depois remover com água e shampoo. Esse processo pode ser realizado uma vez por semana.



2. Tratamento para eliminar a caspa


Para quem sofre com a caspa, a babosa pode ser uma grande aliada. A planta contém enzimas que contribuem para eliminar as células mortas, mas o que poucos sabem é que a caspa é formada por placas  de células mortas, ou seja, a planta contribui para o tratamento da mesma.

Modo de usar: após lavar o cabelo, separa 2 a 3 colheres do gel da babosa e utiliza para massagear o couro cabelo por aproximadamente 10 minutos. Esse procedimento além de tratar a caspa já contribui para ativar a circulação sanguínea, o que também ajuda no tratamento de queda de cabelo. Deixe a mascara de babosa nos cabelos por cerca de 30 minutos, passado o tempo, lave bem com água fria e shampoo. Esse procedimento deve ser realizado uma vez por semana.

3. Hidratação e crescimento


Os minerais e enzimas existentes na babosa são uma ótima fonte de hidratação, além de contribuir para que os fios fiquem mais fortes e cresçam mais rápido.

Modo de usar: você pode fazer a mascara com 3 colheres (de sopa) de gel de babosa junto com 1 colher (de sopa) de óleo de rícino. Misture bem e aplique sobre o cabelo, massageando bem o couro cabelo. Espere aproximadamente 10 minutos e depois remova com água fria e shampoo.

Como usar babosa na pele

Para a pele, especialmente na região do rosto a babosa também tem muitos benefícios importantes. Veja abaixo:

1. Removedor de maquiagem


A babosa é um produto natural muito bom para quem deseja remover a maquiagem sem precisar utilizar outros produtos químicos. Além de ajudar a limpar profundamente a pele, a babosa age hidratando e aliviando qualquer tipo de irritação que pode ter sido causado pelas substâncias da própria maquiagem.

Modo de usar: basta pegar um pedaço de algodão e molhar no gel da babosa, então passar pelo rosto, nas regiões que você deseja limpar toda a maquiagem. Feito isso, lave o rosto com água morna e bicarbonato (ele ajuda a deixar a pele firme e uniforme).

2. Combate as rugas

A babosa também possui determinadas propriedades que contribuem para a produção de colágeno. Para quem não sabe, o colágeno é a substância que mantém a elasticidade da pele. Por isso que se usamos o gel da babosa diariamente, podemos diminuir as rugas e eliminar as células mortas, marcas de expressão.

Modo de usar: ao abrir a folha de babosa, tomando o cuidado com os espinhos, você pode passa-la sobre os locais das rugas e marcas, desde a região da testa, no canto dos olhos e até mesmo na região do colo. Faça a massagem durante uns 5 minutos, depois deixe secando por aproximadamente 10 minutos. Após é só remover com água fria, ou até mesmo no banho.

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário